Almoço de domingo: filé mignon suíno

Tags: + + + +


Não é muito antiga essa idéia de vender "filé suíno" embalado, congelado, no supermercado. A solução é prática, não exige cortes, e é mais fácil de fazer do que o filé bovino, além de mais macio. E mais bacana ainda, a carne suína foi reabilitada (ah! esse eterno movimento!) como super saudável (tem um texto bacana sobre isto aqui).

Esse prato é muito prático e simples de fazer, ideal pra um domingo em que você não quer sujar várias panelas. Você só vai utilizar um tabuleiro e papel alumínio :-P O único porém, é que vai ter que lembrar de começar a receita na véspera.

Ingredientes: 

1Kg de filé mignon suíno (vende congelado em pacotes no supermercado)
1Kg de batatinhas calabresas, cortadas ao meio
2 cebolas grandes
4 dentes de alho picados
3 colheres (sopa) de sal grosso
1/2 limão
2 colheres (sopa) de alecrim fresco
pimenta do reino a gosto
150ml de vinho (pode ser branco ou tinto)
50ml azeite
2 folhas de louro


Preparo: 

- Primeiro faça a marinada: misture o vinho + alho picado + 1/2 cebola picada + sal grosso + alecrim + pimenta do reino + azeite + louro + suco de limão.
- Coloque a carne (descongelada) dentro de um vasilhame com tampa e misture a marinada. Faça isso no sábado pra poder assar no domingo. Você também pode usar um saco plástico, assim o molho envolve toda a carne e tempera melhor. Deixe descansar na geladeira durante a noite.
- No dia seguinte, forre um tabuleiro com papel alumínio, regue com azeite, corte 1 1/2 cebolas em rodelas e forre o fundo. Disponha a carne no centro. Corte as batatas ao meio e misture com o molho da marinada. Disponha as batatas em volta da carne e regue tudo com o resto do molho.
- Coloque mais uns 5 dentes de alho ligeiramente amassados com a casca, e um pouco de alecrim pra assar junto, se quiser.
- Cubra o tabuleiro com papel aluminio. Ligue o forno a 180C e asse por aproximadamente 1h30.



- Quando a carne estiver assada, retire o papel alumínio de cima, regule o forno no máximo e deixe dourar.
- Depois de pronto, é hora de fazer um molhinho e montar o prato. Pra começar, separe a carne e as batatas.
Preparando o molhinho: Coloque todo o molho e cebolas que ficaram no fundo do tabuleiro, em uma panela pequena. Junte duas colheres (sopa) de manteiga e mais um pouco de vinho. Deixe ferver. Misture duas colheres (chá) de farinha de trigo com meio copo de água gelada e adicione ao molho. Mexa bem até engrossar e acerte o sal.

Agora é só fatiar a carne e servir com as batatas e o molho. Aqui em casa, a gente acompanhou com uma saladinha. E bom apetite!

3 Comentários
Comentários

3 Comentarios

12:02 AM Patricia M. M. Duwe

Parece delicioso!!! Deu até uma fome!!

Responder
9:21 AM Águida

Andrééééé!
Fiz ontem para o dia das mães.
Ficou M A R A V I L H O S O !!!
Até a sogra elogiou! Rsrsrsrsrs!
Obrigada.

Responder
12:05 PM Blog de Artesanato da Vila do Artesão

Eu fiz e ficou "ó-te-mo" !!!!!

Responder